BAS participa do 2º Seminário de Agricultura Familiar, na Uniso

Durante a atividade, o BAS também realizou ação de divulgação da entidade, com estande junto ao SMetal e recebeu doação de alimentos não perecíveis e hortifruti. Créditos: Foguinho/Imprensa SMetal.

O Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) participou do 2º Seminário de Agricultura Familiar da Região de Sorocaba, durante a MOBI – Mobilidade, Inovação e Criatividade na Região Metropolitana de Sorocaba, festival realizado pela Universidade de Sorocaba (Uniso), na última sexta-feira, 5, e sábado, 6.

A atividade contou com uma feira da agricultura familiar, oficinas, palestras relacionadas ao tema da Segurança Alimentar e Nutricional e a Agricultura Familiar e reuniu cerca de 150 pessoas. O BAS participou da mesa de abertura, na sexta-feira, representado pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), entidade mantenedora do BAS, Leandro Soares. 

Já no sábado pela manhã, a assistente social do BAS, Meire Ellen Rodrigues, fez uma apresentação do histórico e objetivos do BAS durante o painel “Os desafios da agricultura familiar e ações das instituições parceiras na região”. 

“É muito importante compartilhar informações e experiências das entidades que trabalham com o combate à fome e a promoção da Segurança Alimentar e Nutricional. Sabemos que ainda temos muito a avançar na produção de alimentos e garantir com que eles cheguem a quem precisa, por isso falamos muito sobre a volta das políticas públicas de combate à fome, como o Programa de Aquisição de Alimentos, por exemplo”, afirma Meire Ellen sobre a atividade.

A agricultora Marisa de Proença participou do Seminário e conta que costuma vender para as escolas de Pilar do Sul, sua cidade, mas decidiu participar da feira para expor seus produtos. Para ela, a agricultura familiar é fundamental para o combate à fome.

“É tanta coisa desperdiçada que pode ser reaproveitada. E tomara que cresça cada vez mais, porque a gente não quer ver o produto da gente desperdiçado jogado só por causa de um pedacinho”, ressalta a agricultora, que ao final das vendas doou o que sobrou de sua barraca ao BAS.

Durante a atividade, o BAS também realizou ação de divulgação da entidade, com estande junto ao SMetal e recebeu doação de alimentos não perecíveis e hortifruti.

Raimundo Palmeira, um dos articuladores do Fórum de Agricultura Familiar da Região de Sorocaba, ressalta a importância da participação do BAS na atividade.

“O seminário foi oportuno, porque Sorocaba acaba de ser incluída pelo Governo Federal como uma das cidades prioritárias para trabalhar as políticas de combate à fome. Então significa que nós estamos no contexto da realidade de Sorocaba, onde tem pessoas que passam fome, que é uma cidade grande e que precisa ser discutido o abastecimento alimentar, com a produção da agricultura familiar, e com estratégias para levar comida para as pessoas mais pobres nas periferias”, destaca.

Tags:

agricultura familiar Combate à Fome segurança alimentar uniso